Mais um fim-de-semana, mais uma corridinha!!!


Desta vez, porém, tinha táctica montada para pulverizar o meu PR aos 10Km e até contava com uma lebre para ajudar na difícil empresa.


A lebre (o meu irmão "caçula"; um bom meio fundista enquanto juvenil e júnior):




Pum!!! (tiro de partida) e lá vamos nós por ali abaixo (sim, porque a prova começava em descida), seguem-se os habituais "chega para lá" (leia-se empurrões) para ganhar posição e depois é acelerar até atingir a "estonteante" velocidade de cruzeiro de cerca de 4min/km.


Primeira passagem pela meta (ainda em companhia da "lebre"):



Decorridos apenas cerca de 2 ou 3 kms, acabaram-se as pilhas à "lebre" (definitivamente não são Duracell) e vejo-me forçado a ir para a frente ainda na expectativa de conseguir uma boa marca.



Porém, os dois ou três minutos perdidos inicialmente tinham já comprometido a perspectiva de um bom resultado e, nesta fase da corrida, já era demasiado tarde para conseguir realizar um tempo dentro do inicialmente previsto. Ainda assim, os dois últimos terços da prova foram feitos num autêntico contra-relógio e de "trás para a frente" de modo a conseguir chegar abaixo da mítica barreira dos 40 min.


E assim foi; no final o cronómetro marcava 39:38.


Levando coça de um "avozinho" de 62 anos (precisamente o dobro da minha idade!!!):





A "lebre" de ar exausto depois da prova:




Após a prova:





Resultados finais podem ser consultados aqui

Depois da prova, era tempo para retemperar forças e para o merecido duche seguido de almoço com toda a família em casa dos pais, como é habitual todos os Domingos. Do cardápio fizeram parte, entre outras iguarias, um saboroso polvo à lagareiro bem regado com Cabernet Sauvignon oriundo da península de Setúbal.

Confortavelmente instalado no sofá, dediquei ainda a tarde chuvosa a assistir (tanto quanto a minha filha permitiu), em diferido, à galáctica final do Open da Austrália ganha pelo maiorquino Nadal (confesso-me sinceramente mais adepto de Federer).

Para a semana há mais corrida; desta feita um cross em Vagos.

Um agradecimento especial à minha namorada que, pacientemente e fim-de-semana após fim-de-semana, vai aturando este meu hobby e fazendo a cobertura fotográfica das provas.

Comments (11)

On February 2, 2009 at 3:54 PM , Anonymous said...

Parabens à namorada que tem uma paciência de Job. Muitas outras preferiam o aconchego do leito dominical.

Parabens á filhota por ter paciência de ver passar tantas pernas sem se aperceber minimamente do que se passa.

Parabens à lebre que ainda tem muitos troços de couve para comer até conseguir impor ritmos decentes.

Parabens ao Johny pela prova que realizou e por ter tido o fair play de deixar vencer a 3ª idade na meta final.

ps: o endereço das classificações está a dar erro. Experimenta este
http://www.pt.atletas.net/competicoes/resultados

ps2-segundo o GPS de um certo atleta, a prova tinha 10020 metros. O que demonstra rigor ao contrário de outras competições em que a medição é feita a olho de boi. sinceros cumprimentos alienigenas

 
On February 2, 2009 at 5:47 PM , Guy de Maupassant said...

Já alterei o link das classificações.

 
On February 2, 2009 at 7:45 PM , Unknown said...

parabéns pela prova

 
On February 4, 2009 at 12:11 AM , joaquim adelino said...

Vocês fazem uma boa dupla.
Parabens pela prova. E não leve a mal pelo avôzinho lhe dar coça. Eles ainda são muito importante na divulgação das corridas e são também um grande exemplo que deixam aos mais novos no que diz respeito à melhoria da sua qualidade de vida, combate ao stress e sedentarismo. Tenho a certeza que também pensa como eu.
Um abraço.

 
On February 4, 2009 at 8:06 AM , Guy de Maupassant said...

Sr. Adelino - ora nem mais!!! subscrevo plenamente a sua opinião e assino por baixo. Apraz-me pensar que um dia também serei um destes "avozinhos" (palavra que utilizo aqui com muito respeito e até algum carinho) que dão colorido às corridas populares por este país fora; assim Deus queira e as pernas mo permitam!!!

Obrigado por ter comentado neste meu blogue. De ora em diante seguirei também atentamente o seu.
Cumprimentos
RM

PS: Fiz questão de, mesmo em cima da meta, deixar passar o cavalheiro da imagem para que cortasse a meta primeiro que eu, como sinal de admiração e respeito.

 
On February 4, 2009 at 2:40 PM , zé bisnaga said...

Fartei-me de rir com o texto...Lebre? nem coelho quanto mais!!
Aprendi uma coisa:sem treino não se é lebre do irmão mais velho.
Aproveita o teu momento de gloria porque isto vai mudar...

Ps:a foto da cara desse "atleta" no final,parece a cara dum agarrado!!Eu tinha vergonha!

Abraços

 
On February 4, 2009 at 2:46 PM , Fernando Andrade. said...

Caro Guy de Maupassan
Obrigado por ter passado pelo Cidadão de Corrida e lá ter deixado um simpático comentário sobre a Maratona de Badajoz.

Felicito-o também por goatar da modalidade e, relativamente aos "conselhos a dar a um novato" (nas suas palavras) só lhe digo que o principal é gostar da corrida e ir somente equilibrando os objectivos com a preparação efectuada, sentindo-se sempre bem com a reacção do organismo. Assim, o prazer que tiramos da corrida é algo de fantástico e principalmente porque, independentemente do lugar em que cheguemos, ninguém nos ganha.
Grande abraço.
FA

 
On February 4, 2009 at 2:53 PM , Unknown said...

recebo os comentários de todos os blogues que estão na minha lista. achei um abuso o comentário do zé bisnaga. o melhor é por os comentários em regime de aprovação.

 
On February 4, 2009 at 4:29 PM , Guy de Maupassant said...

Sr. Carlos Lopes: permita-me desfazer o mal entendido. O Zé Bisnaga é o meu irmão caçula, "lebre" contratada para a corrida de Estarreja. Enquanto juvenil e júnior foi um excepcional meio-fundista mas depois veio a universidade e esta-se mesmo a ver o que aconteceu... No comentário ele fala de si próprio ironicamente e com sentido de humor!!!
Refere-se concretamente a uma foto da sua própria cara no final da prova publicada no blogue e promete com muito treino inverter a situação para a próxima ganhar ao irmão mais velho(eu próprio).

Espero ter desfeito qualquer equívoco!!!

Boas corridas!

Vou continuar a seguir o seu blogue!!!
Cumps
RM

 
On February 6, 2009 at 11:20 AM , Unknown said...

A namorada agradece o apreço! Neste Domingo fará mais uma fantástica cobertura fotográfica acompanhada pela assistente Isabela que segura e toca os rolos!!!
Ti amo... só não sei porque é que corres tanto? Será para fugir de mim!?! :)

 
On February 10, 2009 at 11:15 AM , Anonymous said...

Esse bisnagueiro está mas é a precisar de um treino assim às 7h da matina de um dia invernal que é para ver o que dói :)))))))))


Um comentário apenas para o sr. Joaquim Adelino. Isto é como em tudo na vida. Há os bons exemplos e os maus. Acredito que o exemplo que voÇê dá é positivo assim como os restantes "comentadeiros" deste blogue. Mas também é preciso alertar para muitas situações confrangedoras que se costumam passar com os chamados "avozinhos", muitas das vezes nas "barbas" dos pequenitos que assistem a cenas pouco dignificantes de competição e rivalidade entre veteranos cujo objectivo da corrida deveria ser unicamente o disfrutar do prazer da corrida. ÀS vezes vale tudo menos arrancar olhos. E se houver prémio pecuniário ao barulho então ainda pior. Não pretendo generalizar a situação mas a verdade é que isto se passa praticamente todos os domingos de corrida. E quando se vê um veterano a passar duas vezes na meta só para obter 2 t-shirts então é de bradar aos céus. Nem os pinguins de 5 anos tem destas atitudes.

abç