Ainda na ressaca do Crosse de Vagos e depois de um dia de descanso, atrevi-me, ao final da tarde de hoje, a rolar cerca de uma horita para digerir o ácido láctico da prova de domingo. Ainda guardo mazelas dessa dura prova: uma bolha num dedo do pé direito provocada pelas sapatilhas de pregos (vulgarmente chamadas de bicos - se bem que, em calão, este termo é usado também para designar uma outra coisa que, não tendo nada a ver com corrida, é igualmente prazerosa) e o braço esquerdo todo dorido devido a uma queda mesmo antes do início da prova quando, armado em parvo, decido num curto sprint experimentar a aderência dos bicos, tipo Fórmula 1 durante o warm up (utilizando aqui uma imagem do amigo Miguel). Mas façamos rewind e dissequemos a prova de domingo.

Após o habitual almoço domingueiro em família, dirigi-me com o Samuel a toda a pressa para Vagos.

Chegados ao local da prova, os habituais cumprimentos (o pessoal já se vai conhecendo de outras batalhas) seguidos de um apressado e insuficiente aquecimento. Tempo ainda para trocar de calçado e alinhar lado a lado com algumas glórias do atletismo nacional (entre as quais o Paulo Guerra).
Ainda pensei ver por lá o amigo Alien e/ou outros antigos atletas do Grecas mas, depois do diferendo de opinião (diferendo é aqui claramente um eufemismo!!!) que os opôs irreconciliavelmente com os corpos directivos daquele clube, devem certamente ter achado mais prudente evitar o confronto não comparecendo à prova o que, caso contrário, poderia ser interpretado como acto provocatório.

Fixei os meus pontos de referência (penso que qualquer atleta - desde o de elite ao anónimo do pelotão - vê, em algum(s) dos outros competidores, ponto(s) de referência que orientarão o ritmo de corrida e a gestão do esforço). No meu caso concreto, e pela experiência de provas recentes, escolhi a malta do Gafanha e um ou outro atleta da casa, daqueles que costumam fazer tempos semelhantes aos meus. Posto isto, posicionei-me para o arranque.

A partida foi rápida; melhor, demasiado rápida para a minha actual condição física.
Os meus primeiros 2 kms foram feitos abaixo dos 3:30; manifestamente acima do recomendável dadas as condições da pista e ainda o facto de, aquela hora e depois de um daqueles lautos banquetes domingueiros em família, o processo digestivo não estar ainda completo. Viria mais tarde a pagar a ousadia, vendo o Miguel a aproximar-se paulatinamente e, caso a prova tivesse mais duas centenas de metros, teria mesmo sido ultrapassado por este (há aqui certamente mais mérito do Miguel, que fez uma excelente prova, do que demérito da minha parte).

Conclusão: mil vezes a longura de uma maratona (se bem que diga-se, em abono da verdade, nunca experimentei a mítica distância) do que as agruras do crosse curto!!!

PS: Desta vez, levei o Samuel para fazer a cobertura fotográfica do acontecimento. Infelizmente, o rapaz não tem muito jeito para a coisa pelo que as fotos ficaram todas tremidas (ou será que estava nervoso por ver o mano velho a sofrer?). De qualquer das formas, obrigado ao Samuel pela companhia e pelo apoio moral e logístico.

Comments (12)

On February 16, 2009 at 3:14 PM , Anonymous said...

No diferendo!

Apenas diferentes pontos de vista daquilo que deve ser um atletismo organizado e devidamente planeado. Diga não aos paraquedistas e sim aos atletas!!!

Outro ponto tem a ver com as sempre incómodas e dolorosas bolhas. Nada que um pouco de vaselina bem barrada não resolva. Um tubo de vaselina custa a módica quantia de 60 cêntimos (120 escudos em dinheiro antigo) e dura, dura, dura... (não confundir com aqueles comprimidos azuis)

Dia 22 campeonato distrital de corta mato longo, marca já o teu lugar!

A má noticia deste cross:

é para duros!

A boa noticia:

já não são 12km, são 11km.

eh eh eh

Bons treinos

 
On February 16, 2009 at 3:43 PM , Guy de Maupassant said...

Obrigado, desde já, pela dica da vaselina (oxalá na farmácia não me olhem de soslaio!!!)

Dia 22 pretendo estar nesse corta-mato! Já agora, onde posso obter mais informações e proceder à inscrição?
Abraço
RM

 
On February 16, 2009 at 5:51 PM , Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
 
On February 16, 2009 at 5:53 PM , Anonymous said...

No sitio do costume:

http://www.aaaveiro.pt/home.htm

Celeste Sérgio 293 721 03 40

 
On February 16, 2009 at 5:56 PM , Anonymous said...

http://www.aaaveiro.pt/docs/programas/2009/2009-02-22_CampDistritalCortaMatoLongoJUVJUN.pdf

 
On February 17, 2009 at 4:02 AM , Frank Knaesel said...

Olá Raul!!
Também indiquei vc para o "meme" Olha que blog maneiro. O selinho, e o regulamento estão diretos neste link:
http://nacorrida.blogspot.com/2009/02/olha-que-blog-maneiro.html

Espero que goste de ter sido indicado!!

Bons kms, Frank.
nacorrida.blogspot.com

 
On February 17, 2009 at 2:49 PM , Anonymous said...

Tive o prazer de assistir a essa queda nas chamdas "rectas" que normalmente fazemos antes da partida das provas.... também com aquela água toda não havia muito a fazer... talvez umas boias dessem jeito!!!!

Ou será que o defeito era dos "bicos"... é que em ambos os casos o dinheiro pode marcar a diferença entre uns bons e uns maus "bicos"... eheheheh

Um abraço e até um dia destes em mais um "training with the pros" e com os menos prós, como eu.

FP

 
On February 18, 2009 at 11:25 AM , Guy de Maupassant said...

Olá, Frank:

Obrigado pela indicação!!!

Vou ler o regulamento e dar seguimento ao "meme".

Boas corridas!!!
Raul

 
On February 18, 2009 at 11:44 AM , Guy de Maupassant said...

FP,

Obrigado pela visita e pelo comentário!!! Os "bicos" (sapatilhas, é claro!!!) herdei-os do meu irmão que já foi atleta do Grecas enquanto Juvenil e Júnior.

Quanto ao facto de seres menos "pro", tenho a observar que não deixas ainda assim de ser um óptimo atleta (pelo menos a meu ver e a avaliar pelo excelente resultado obtido no Crosse; lembro-me que me "dobraste" na tua última volta!!!).

Até um dia destes no estádio (se ganhar novamente coragem para acompanhar os "pros") ou numa qualquer prova em que participemos.

Abraço
RM

 
On February 18, 2009 at 2:00 PM , Anonymous said...

Nem me lembres da última volta.... tinha ácido láctico até nos dedos das mãos!!!!

Então, lá estarei à vossa espera no estádio para a nossa volta de 30' de aquecimento.

Abraço e bons treinos...

Ps - grande banda sonora no teu blog!!! Parabéns pela escolha. Só lá falta "wide awake" dos Audioslave

FP

 
On February 19, 2009 at 12:04 PM , Anonymous said...

Devo avisar o legitimo dono e proprietários deste blogue que o mesmo está a fazer sucesso junto do publico internáutico de Fermelã. Algumas passagens como por exemplo "prefiro a maratona apesar de nunca ter feito" e "o irmão que não está talhado para tirar fotos" e "comer que nem um abade antes de uma prova" estão a fazer as delicias da franja bloguistica da nação fermelanense.

ps. hoje não vou fazer 30´ de aquecimento ao estádio porque vou ao homem das massagens. Massagem desportiva atenção, nada de confusões com casamento gay e essas coisas.

 
On November 21, 2009 at 8:51 AM , Anonymous said...

necessario verificar:)